PRAIAS DE ARRAIAL DO CABO
Praia dos Anjos
É desta praia que partem os inesquecíveis passeios de barco pela costa de Arraial do Cabo. Tradicional centro de pesca, a Praia dos Anjos tem águas tranquilas e dezenas de barcos, de passeio e de pesca, que ancoram no mar e na Marina dos Pescadores.
Apesar do número de embarcações e da presença do Porto, que movimenta a carga e descarga de grãos e insumos, é uma das praias favoritas pra quem busca águas calmas de temperaturas agradáveis.
A orla da praia possui quiosques que funcionam durante o dia com refeições e petiscos. Durante a alta temporada alguns quiosques promovem shows acústicos com artistas locais para animar o fim de tarde.
Também é nesta praia que o Sol nasce oferecendo a cada dia um novo espetáculo da natureza!
Praia do Forno
Localizada em uma enseada, a Praia do forno encanta turistas e moradores com suas águas perfeitas cercadas por Mata Atlântica. O acesso pode ser feito por trilha ou barco-taxi. A trilha parte da Praia dos Anjos e tem grau de dificuldade leve, com cerca de 15 minutos de subida e descida para atravessar o morro. Quem escolhe essa opção não se arrepende e tem como recompensa uma vista incrível ao alcançar o topo da trilha!
Os barcos-taxi saem da Marina dos Pescadores desde bem cedo e passam o dia fazendo o trecho de mar entre a Praia dos Anjos e a Praia do Forno. Na praia há uma boa estrutura de quiosques que servem pratos variados a base de peixes e frutos do mar, além de petiscos.
O local ainda é ponto de encontro de tartarugas e dificilmente não se vê uma por lá! É possível desfrutar de um lindo passeio em caiaque alugado na praia. Outra ótima pedida é alugar máscara de snorkel para um mergulho livre fantástico pelas encostas da enseada!
Praia Grande
Com cerca de 35km de extensão com areias branquíssimas e águas cristalinas, a Praia Grande é uma das praias de maior agito entre os jovens no verão.
Por ser uma praia de mar aberto, sofre influência de correntes e intempéries marítimas, por esse motivo, a temperatura de suas águas é gelada durante quase todo o ano e algumas vezes apresenta ondas perfeitas para o surf.
Sua orla dispõe de uma ótima oferta de quiosques com Happy hour no fim de tarde da alta temporada. Depois de assistir o sol se pôr no mar – um espetáculo realmente deslumbrante! – é possível encontrar aquela lembrancinha especial ou o biquine perfeito, passeando pelas redondezas.
Praia do Pontal
Muita sombra natural e tranquilidade! A Praia do Pontal, além de intercalar dias de águas calmas e dias de ondas perfeitas para o surf, recebe, também, amantes da pescaria que aproveitam um píer artesanal pra jogar suas linhas e fisgar alguns peixes. A praia fica distante do centro e não possui estrutura de quiosques. Seu acesso pode ser feito de carro, porém, é necessário estacionar a alguns metros da praia. Se estiver sem carro, é possível tomar um ônibus de linha que o deixará na rodovia, de onde se deve caminhar uns 20 minutos para chegar até a praia. Qualquer que seja sua escolha, será um dia incrível a beira mar!
Prainha e Praia da Graçainha
Com mar azul turquesa e águas calmas e quentes, é perfeita pra levar as crianças. Frequentada por famílias inteiras, a Prainha tem atrativos como o passeio de banana boat, aluguel de caiaques e cantos perfeitos para a pratica de mergulho livre com snorkel.
Uma trilha leve de 10 minutos, que se inicia no canto direito da praia, dá acesso a pequena Graçainha, importante ponto de pesca artesanal com estreita faixa de areia e muita tranquilidade.
Praia Brava
Praia de oceano, localizada no Pontal do Atalaia, só apresenta faixa de areia em dias de maré baixa. Em tempo de maré alta e ondas fortes, o mar fica agitado e não é recomendado para banho, torna-se o recanto mais procurado por surfistas devido as perfeitas ondas tubulares.
O acesso pode ser feito por carro até o alto do Pontal do Atalaia e em seguida por trilha até a praia.
As Prainhas do Pontal do Atalaia
As Prainhas são na verdade uma única praia que em períodos de maré alta se divide em duas praias separadas por uma rocha. Sua natureza deslumbrante é cenário para diversos filmes, novelas e comerciais de circulação nacional, atraídos por uma das águas mais claras e de maior visibilidade da Região dos Lagos.
Durante a baixa temporada as Prainhas ficam quase desertas, mas durante períodos de feriados, férias e verão o fluxo de visitantes é tão intenso que levou a prefeitura municipal a limitar o número de acesso de veículos para 250 carros/dia.
O acesso pode ser feito por Barco – durante um passeio ou com barco-taxi, por carro particular, táxi e serviços de transporte em jardineiras e vans.
Caso escolha utilizar um carro particular, é bom chegar bem cedo! Pois o limite de 250 carros costuma ser alcançado ainda nas primeiras horas do dia.
Outra opção é caminhar. São cerca de 40 minutos de caminhada até a escadaria que dá acesso às Prainhas. Um passeio tranquilo e muito bonito!
Praia da Ilha do Farol
Eleita a praia mais perfeita do Brasil, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INEP, por sua beleza cênica, qualidade e diversidade de fauna e flora, a Praia da Ilha do Farol é realmente fantástica!
Como o próprio nome diz, esta praia fica localizada na Ilha do Farol, uma ilha totalmente controlada pela Marinha do Brasil que, com o objetivo de manter a saúde de seus ecossistemas, limitou através do IEAPM – Instituto de Pesquisas do Mar – o número de visitantes para 250 pessoas a cada hora.
A única forma de visitar a Praia da Ilha do Farol é contratando um passeio de barco. Mas fique esperto! Apenas embarcações devidamente autorizadas podem desembarcar passageiros na ilha, com permanência limitada a 30 minutos.
Praia de Monte Alto
Com areias branquíssimas e águas cristalinas, a Praia de Monte Alto é uma continuação da Praia Grande, porém, bem mais selvagem e deserta. Apresenta correntezas ainda mais fortes por se tratar de um trecho de mar aberto.
Suas águas também costumam estar geladas e oferecem ondas perfeitas para o durante quase todo o ano.
O acesso é fácil, partindo de vários pontos da rua principal de Monte Alto. Caso esteja hospedado em outro distrito ou, na sede, em Arraial do Cabo, basta tomar a direção de Monte Alto, pode ser com carro próprio, Táxi ou até mesmo utilizando um ônibus de linha.
Se for com crianças tenha bastante cuidado, pois o mar pode ser realmente perigoso. E prepare-se levando um lanchinho, pois esse paraíso não tem quiosques!!!
Praia da Lagoa de Monte Alto
Excelente para crianças, localizada as margens da Lagoa de Araruama, tem águas hipersalinas e quentes! Sua profundidade máxima é de cerca de 1,5 m em quase toda extensão.
A areia não é tão fininha como a das praias oceânicas, pois é uma mistura de conchinhas trituradas, e próximo a margem, ao pisar o fundo a sensação muitas vezes é de estar pisando em lama. Mas não se preocupe! Essa característica, assim como a frequente espuma e a temperatura da água, também é devido a hipersalinidade da água.
Seu acesso é facial, partindo de alguns pontos da rua principal de Monte Alto, e há alguns pontos com serviço de alimentação. O importante é não esquecer o protetor solar, pois o bronzeamento costuma ser mais intenso devido a alta concentração de sal.
Essa praia também é muito frequentada por adeptos do Kite e do Windsurf.
Praia de Figueira
Suas águas costumam ser bem frias e oferecem ondas perfeitas para o surf durante quase todo o ano! Assim como a Praia de Monte Alto, também é deserta e selvagem e possui areias branquíssimas.
O acesso é fácil, partindo de vários pontos da rua principal de Figueira. Caso esteja hospedado em outro distrito ou, na sede, em Arraial do Cabo, basta tomar a direção de Figueira, pode ser com carro próprio, táxi ou até mesmo utilizando um ônibus de linha.
Vale lembrar que se for com crianças o cuidado deve ser redobrado, pois o mar pode ser realmente perigoso. Levar um lanchinho também é uma boa pedida!
Praia do Pneu
Menos conhecida, essa praia de lagoa fica localizada no caminho para a Ponta da Acaíra, entre os distritos de Figueira e Pernambuca. Tem águas maravilhosas, calmas, quentes e cristalinas.
O lugar é fantástico para amantes da natureza, com ecossistemas praticamente virgens e paisagens deslumbrantes!
No entanto, não há muita estrutura – há apenas um quiosque rústico que funciona com certa irregularidade. O acesso é difícil, sendo necessário atravessar trechos de areia fofa. Então, é indisoensável ter espírito aventureiro e ser bom de roda!
O ideal é programar a visita para a parte da manhã, retornando por volta das 14h, pois não há estrutura de iluminação pública no acesso. Repelente e protetor solar também são itens super recomendados.